t Galvanização Raitz - Serviços

Serviços

Galvanização a fogo

A Galvanização a Fogo é o processo mais antigo e mais utilizado na proteção do ferro e do aço contra a corrosão, ele consiste na imersão do material em um banho de zinco fundido a uma temperatura de 430 à 460ºC.

A galvanização aumenta significativamente a vida útil do aço, reduzindo de grande maneira, o custo de manutenção.

Proteção

O objetivo principal da galvanização a fogo é impedir o contato do aço com o agente corrosivo. Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.

Mesmo que uma pequena área fique exposta, o metal base não sofre os efeitos da corrosão, pois sendo o zinco anódico ele aumentará sua taxa de corrosão protegendo catodicamente a área descoberta.

Durabilidade

A galvanização a fogo é conhecida no mundo todo há mais de 130 anos. Vários dados sobre a vida útil do material em camadas de zinco, nos mais variados ambientes, vêm sendo compilados através de ensaios reais de corrosão. Desse modo, atualmente é possível prever a durabilidade de um recobrimento de zinco obtido por imersão a quente (de acordo com a norma ABNT NBR 14643). Isso se deve sobretudo ao fato de que as características de durabilidade de uma camada de zinco obtida por imersão a quente praticamente independem de um processo de obtenção, ou seja, de acordo com o ambiente exposto e a camada de zinco pode-se prever a vida útil do material.

O aço galvanizado pode ser utilizado em contato com argamassa, cimento, concreto e gesso úmido. Esses elementos possuem mínima ação corrosiva sobre os revestimentos, enquanto secam ou assentam.

Galvanização e o Meio Ambiente

A galvanização é possivelmente o processo mais ecológico que previne o aço da corrosão. Estima-se que o gasto com a corrosão seja aproximadamente 4% do PIB das nações industrializadas. A cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida pela corrosão em todo o mundo e 50% de todo o aço produzido é para substituir o aço corroído.

A galvanização é o uso eficiente do zinco para proteger o aço por longos períodos, reduzindo custos e com o mínimo impacto ao meio ambiente.

Galvanização Centrifugada

É o processo de galvanização a fogo aplicado em peças pequenas, consiste em acomodar os materiais a serem galvanizados em uma espécie de balde de aço com 300x300mm. E após a imersão em zinco fundido, o material passa por uma centrifuga, afim de remover o excesso de zinco. Comumente aplicado em porcas, parafusos e arruelas. Capacidade de galvanização de 8 ton/dia.

Pregos Barras Roscadas Presilhas Abraçadeiras

Jateamento

Utiliza granalha de aço esférica e angular como meio abrasivo, a qual muito mais eficiente que a areia de sílica e evita enormes riscos a saúde dos operadores. Comumente utilizado para os seguintes fins:

  • • Preparação para pintura - Remoção de carepa e promoção de rugosidade (Padrão S A 2 ½ )
  • • Preparação para Galvanização – Promove o aumento da rugosidade, afim de aumentar a camada na galvanização, podendo chegar a 100 mícron de camada de zinco.
  • • Remoção de tinta/ferrugem de estruturas usadas.

Tamanho da Cabine:
15m (comprimento) x 4m (largura) x 4m (altura)