Galvanização a Fogo
A Galvanização à Fogo é o processo mais antigo e mais utilizado na proteção do ferro e do aço contra a corrosão, ele consiste na imersão do material em um banho de zinco fundido a uma temperatura de 430 à 460ºC. A galvanização aumenta significativamente a vida útil do aço, reduzindo de grande maneira, o custo de manutenção.

 

  • Proteção: O objetivo principal da galvanização à fogo é impedir o contato do aço com o agente corrosivo. Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro. Mesmo que uma pequena área fique exposta, o metal base não sofre os efeitos da corrosão, pois sendo o zinco anódico ele aumentará sua taxa de corrosão protegendo catodicamente a área descoberta.

 

  • Durabilidade:  A galvanização à fogo é conhecida no mundo todo há mais de 130 anos. Vários dados sobre a vida útil do material em camadas de zinco, nos mais variados ambientes, vêm sendo compilados através de ensaios reais de corrosão. Desse modo, atualmente é possível prever a durabilidade de um recobrimento de zinco obtido por imersão a quente (de acordo com a norma ABNT NBR 14643). Isso se deve sobretudo ao fato de que as características de durabilidade de uma camada de zinco obtida por imersão a quente praticamente independem de um processo de obtenção, ou seja, de acordo com o ambiente exposto e a camada de zinco pode-se prever a vida útil do material. O aço galvanizado pode ser utilizado em contato com argamassa, cimento, concreto e gesso úmido. Esses elementos possuem mínima ação corrosiva sobre os revestimentos, enquanto secam ou assentam.

 

  • Galvanização e o Meio Ambiente: A galvanização é possivelmente o processo mais ecológico que previne o aço da corrosão. Estima-se que o gasto com a corrosão seja aproximadamente 4% do PIP das nações industrializadas. A cada 90 segundos, uma tonelada de aço é consumida pela corrosão em todo o mundo e 50% de todo o aço produzido é para substituir o aço corroído. A galvanização é o uso eficiente do zinco para proteger o aço por longos períodos, reduzindo custos e com o mínimo impacto ao meio ambiente.